Centersystem

Dicas para evitar o roubo de sua placa Mercosul (PIV)

evitar roubo placa mercosulevitar roubo placa mercosul

A nova placa Mercosul já é uma realidade em todo o país. Nomeada oficialmente de PIV (Placa de Identificação Veicular) esse novo formato com três letras e quatro números aumenta as combinações possíveis das placas.  

Só que mesmo possuindo QR code, número de série criptografado, efeitos visuais e gravações a laser a PIV apresenta uma lacuna que pode causar dor de cabeça aos seus proprietários. 

O novo padrão deixou para trás o arame e o lacre que “lacravam” as placas anteriores, agora ela é fixada somente com parafusos, e isso pode torná-las vulneráveis, permitindo que bandidos as retirem com maior facilidade utilizando as placas para clonagem das mesmas.

Para tentar evitar que essas situações aconteçam, uma simples substituição de parafusos (que geralmente são fixados com o modelo Philips) por outro mais difícil de retirar sem uma chave específica já permite uma maior segurança da PIV.

Sugestões de parafusos para maior segurança da PIV:

Parafusos sextavados com porcas

Eles podem te ajudar a prender com maior precisão a placa. Além disso, ao colocar as porcas do lado interno do para-choques, a placa fica rigidamente presa – sem riscos de ser retirada (pelo menos não facilmente).

Parafusos Torx

é um tipo de cabeça de parafusos caracterizado por uma chave de seis pontas, que forma uma estrela. Esse tipo de parafuso também é um método que dificulta a ação dos bandidos que roubam placas, já que é uma chave específica usada para torcê-lo.

Parafusos Allen

seguindo os parafusos Torx, os modelos Allen também possuem seis lados. Mas suas fendas são diferentes e, portanto, necessitam de outro tipo de chave para parafusá-los. Sendo assim, eles também são bastante específicos e causaria mais trabalho a quem tentasse roubar a placa Mercosul do carro.

Para finalizar, existem duas maneiras extras que podem dificultar a ação dos criminosos. Uma delas é a utilização do recém criado “lacre de parafuso”, um item que foi desenvolvido visando aumentar a segurança dos proprietários de veículos. O outro é o uso de uma fita adesiva de dupla face juntamente com os parafusos. Pelo fato de possuir dois lados autocolantes de forte fixação, a fita pode ser passada nas quatro bordas da chapa, se tornando um reforço a mais para qualquer um dos parafusos indicados acima, o que torna a ação dos criminosos mais difícil ao tentarem furtar a placa Mercosul do seu automóvel.

Precisa de placa Mercosul com o melhor preço do mercado? Compre online ou seja nosso parceiro!

Sair da versão mobile