Centersystem

Dicas para encontrar um mecânico de confiança para seu carro

dicas para encontrar um mecânico de confiançadicas para encontrar um mecânico de confiança

Ter um mecânico de confiança para cuidar do seu carro é como ter um médico para cuidar de um membro de sua família. E nem sempre uma indicação é garantia de serviço confiável e de qualidade.

Confiar seu carro a uma pessoa qualquer pode causar uma dor de cabeça desnecessária e custar um preço alto, por isso separamos algumas dicas para você encontrar um profissional realmente competente e que possa garantir a sua segurança e do seu veículo.

Procure por empresas regulamentadas no IQA

Oficinas regulamentadas são acompanhadas de perto pelos órgãos fiscalizadores, e isso dificulta fraudes, vendas de peças irregulares e serviços mal feitos. Um desses órgãos é o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), queertifica locais com nível de excelência na prestação dos serviços de manutenção.

Com essa fiscalização, fica mais difícil usar peças irregulares e sem garantia de qualidade, o que significa maior segurança para o cliente e peças mais duráveis para seu carro.

Preste atenção aos detalhes

Busque uma oficina mecânica que tenha uma boa aparência. Isso é importante pois diz muito sobre o serviço que vai ser prestado, se o mecânico tem uma oficina organizada isso impacta diretamente na qualidade do serviço.

Oficinas mal organizadas, com ferramentas jogadas no chão, ou sujas, sem padrão de atendimento e trabalho dificilmente vão ter o cuidado necessário com o seu veículo.

Procure saber sobre os parceiros

Ao escolher a oficina de sua preferência, procure saber se ela tem parcerias com montadoras e fornecedores de peças bem avaliados no mercado. Saber que a empresa possui esse tipo de parceria é sinal de eficiência e pode ser um indicador a mais para confiar nela.

Confira a origem das peças usadas no seu carro

Se houver a necessidade de trocar alguma peça em seu veículo para realizar o conserto, peça ao mecânico que indique a origem delas e exija a nota fiscal do produto fornecido. Deixe claro que você quer que sejam usadas apenas peças originais de fábrica ou que sejam de alguma marca de confiança. Além do que, você pode pedir a ele que lhe devolva a peça que foi reposta, assim você evita pagar por uma nova e levar a mesma que estava sendo usada.

Detalhe bem o problema com o mecânico antes de deixar o carro na oficina

Depois de encontrar uma empresa com selo de qualidade, que tem aparência e parceiros confiáveis e decidiu por deixar seu carro para manutenção, é hora de falar detalhadamente com o mecânico que vai trabalhar em seu carro.

Explique todos os indícios de problemas, barulhos ou qualquer som aparente que mostre os defeitos do veículo.

Dessa forma, você pode observar e avaliar as reações dele com o que está sendo falado e cruzar informações com as pesquisas que você terá feito previamente. Essa é a hora de perguntar tudo que acredita ser importante para sua compreensão do problema, não se importando com nomes complicados que possam surgir com as respostas dele.

Se o mecânico responder à todas as suas perguntas com segurança e repassar um orçamento adequado com o que você planejava pagar, então essa é a hora de deixar o veículo no local.

Viu como apesar de parecer complicado é possível encontrar um profissional competente para cuidar do seu veículo?

Quer saber mais sobre o assunto? Ou saber qual o melhor momento para trocar os amortecedores do seu carro? Leia em nosso blog!

Sair da versão mobile